terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Oi galerinha, vim aqui tentar ajudar vocês a entender essa matéria tão complexa que é a Química Geral...Uma disciplina geralmente vista estudada em cursos técnicos em química como o meu.
Então vou começar falando sobre as Propriedades Periódicas.

Eletronegatividade- é uma propriedade periódica que indica a tendência do átomo para atrair elétrons. Ela acontece quando o átomo está numa ligação química covalente, ou seja, no compartilhamento de um ou mais pares de elétrons.
O que a determina é a capacidade do núcleo atômico para atrair elétrons vizinhos. A partir daí, segundo a Teoria de Octeto, são formadas moléculas estáveis.
A eletronegatividade é considerada a propriedade mais importante da tabela periódica. A sua importância decorre do fato de ela induzir o comportamento dos átomos, a partir do qual são formadas as moléculas.
 Raio atômico - é uma propriedade periódica que determina o raio de um átomo o qual varia dependendo da posição do elemento na Tabela Periódica.
Assim, eles podem aumentar e diminuir consoante o aumento do número atômico (Z) do elemento que corresponde ao número de prótons presentes no núcleo dos átomos.
Em resumo, o raio atômico corresponde à metade da distância entre os núcleos de dois átomos vizinhos, sendo expresso da seguinte maneira:
r = d/2
donde:
r = raio
d = distância internuclear

Geralmente o raio atômico é medido em picômetros (pm), submúltiplo do metro (1 picômetro=10-12 m.). Note que quando a referência não é um átomo, mas um íon, o raio encontrado é o raio iônico.

Energia de Ionização-A energia (ou potencial) de ionização é também uma propriedade periódica que determina a energia necessária para o deslocamento de um elétron, a qual é expressa em elétron-volt (eV).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Referências bibliográficas. https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=8437156523548851803#editor/target=post;postID=2175643710562059351 h...